Operação DF Livre de Carcaças é realizada com sucesso no Complexo da Papuda
- João Renato

- 10 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2024

No dia 10 de abril de 2024, uma operação conjunta denominada "DF Livre de Carcaças" foi executada no Complexo da Papuda, contando com o apoio crucial do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPE/DF). A iniciativa, liderada pelos policiais penais João Renato, Castiglioni e Sérgio, os dois últimos cedidos para a SSP, que tiveram a sensibilidade de escutar a demanda dos colegas e se esforçaram para solucioná-la.

O principal objetivo da operação era remover as carcaças de veículos que há mais de duas décadas ocupavam espaços ao lado da PDF1, representando não apenas um risco à saúde de policiais, presos e visitantes devido à proliferação de mosquitos da dengue e animais peçonhentos, mas também um obstáculo visual que dificultava a fiscalização e comprometia a organização e a ordem da área de segurança. O fenômeno conhecido como "teoria das janelas quebradas" foi citado como uma preocupação, ressaltando que a presença de lixo e carcaças cria um ambiente propício para o descaso e a violação das normas.
A operação, que contou com a presença de autoridades como Wenderson Teles (SEAPE), Sandro Avelar (SSP), Jasiel Fernandes (Subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública) e Murilo do DER-DF, recebeu elogios e reconhecimento dos líderes das secretarias envolvidas. Para o Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a ação tem um simbolismo significativo, destacando que assim como a retirada de carcaças acontece em todas as cidades, não poderia ser diferente dentro de um órgão público.
O Secretário de Administração Penitenciária, Dr. Teles, expressou sua gratidão a todos os órgãos envolvidos, enfatizando que a presença dessas carcaças não apenas causava desconforto aos servidores, mas também representava um risco adicional em um momento delicado de combate aos focos de dengue.

Segundo o Policial Penal Gilberto, toda vez que passava por aquelas carcaças sentia uma sensação de abandono, de que ninguém se preocupava com aquela situação. Essa retirada demonstra que há Policiais que têm o real interesse de cuidar do bem estar de quem trabalha no Sistema Prisional, pequenas ações que reabastecem nossa esperança.
A operação "DF Livre de Carcaças" não apenas demonstrou a eficiência da integração entre os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), mas também reforçou o compromisso das autoridades em proporcionar um ambiente seguro e saudável para todos os envolvidos no Complexo da Papuda.








Comentários